Dicas de Viagem

:: ATENÇÃO!

CONFORME ORIENTÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL, RG COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPEDIÇÃO NÃO TEM MAIS VALIDADE.

:: ARRUMANDO AS MALAS

Coloque as meias dentro dos sapatos para economizar espaço. Cada par de sapatos deve ser colocado em um saco de flanela ou de plástico. A segunda camada deve ser de calças e saias, o menos dobradas possível. Nos cantos e pequenos buracos, coloque roupas e acessórios miúdos, como peças íntimas e cintos. As roupas devem formar camadas uniformes para deixar as superfícies retas, preparadas para receber o que não pode amassar. Por último, coloque as camisas e os vestidos. As camisas devem ficar dobradas. Coloque-as de forma que uma gola não fique em cima da outra. Gravatas devem ser dobradas apenas uma vez e colocadas na diagonal dentro da mala. Quanto ao tipo de roupa, dê preferência às calças, casacos, bermudas e saias que combinem entre si. Use cores sóbrias para as peças básicas, deixando as cores vivas para os acessórios como gravatas, camisetas, lenços, que ocupam pouco espaço na mala e ajudam a mudar a cara da roupa. Aprenda isso: quando mais você viajar, menor será a sua mala.

:: LEVE COM VOCÊ

  • Roupas em tons de preto, cinza, marrom, cáqui e branco, tons fáceis de combinar.
  • Peças leves e coloridas para renovar o visual, como coletes, camisetas, lenços, cintos e gravatas.
  • Xampus, cremes e perfumes em frascos pequenos.
  • Se estiver viajando com mais alguém, misture peças da outra pessoas com as suas e vice-versa. Assim, se uma mala sumir, nenhum dos dois ficara sem ter o que usar.
  • Um par de sapatos confortável ou tênis para caminhadas.
  • Leve seu óculos reserva como precaução.
trucking
trucking

:: DEIXE EM CASA

  • O segundo casaco, por mais frio que esteja, você só conseguirá usar um de cada vez.
  • O terceiro par de sapatos, um par esportivo e um social, em cores básicas, são suficientes.
  • Roupas extravagantes, esqueça as que só combinem com elas mesmas.
  • O segundo terno, a menos que você tenha vários compromissos profissionais.
  • Ferro de passar, caso o hotel não tenha, coloque a roupa em um cabide dentro do banheiro, na hora do banho. O vapor do chuveiro ajuda a desamassar a roupa.
  • Livros e guias muito pesados, leve só o que for precisar.

não esqueça!

  • A bagagem ideal

    Antes de fazer as malas e não resistir ao impulso de colocar tudo que der na telha, aprenda algumas dicas que tornarão sua bagagem mais leve e fácil de carregar. Além de uma arrumação correta, que privilegie a melhor utilização de pequenos espaços, o segredo é levar apenas o que você realmente vai usar. Dicas 1- Antes de começar a arrumação, pense nas peças que irá levar. 2- Escolha as peças básicas e atente para que combinem umas com as outras. 3- Acessórios também são fundamentais. Além de não ocupar muito espaço na mala, eles é que vão ajudar a variar o visual. 4- Cores vivas em gravatas e lenços ajudam a mudar a cara da roupa. 5- Leve uma sacola dobrável dentro da mala, geralmente as compras aumentam a bagagem na volta. 6- Para eliminar problemas como vincos e marcas nas roupas, estenda a peça num cabide e aproveite o vapor do chuveiro para desamassá-la durante o banho. 7- Não esqueça de reservar uma pequena bolsa com remédios para viagem, pois comprá-los no exterior é mais complicado do que você imagina. 8- Nunca faça uma mala que você não consiga carregar sozinho.

  • Menor só viaja com autorização ou com os pais

    Menores de 12 anos só podem viajar sem a presença dos pais se apresentarem uma autorização registrada em cartório, devidamente assinada pelo pai e pela mãe _ou por um tutor_ e de um juiz da infância e da adolescência. Se o menor for viajar apenas com o pai ou a mãe, o outro deverá assinar a autorização. Se um deles não for brasileiro, deve ter a assinatura reconhecida em cartório antes de encaminhar o documento ao Consulado. O documento deve ter os números das cédulas de identidade, órgão emissor, data de emissão e as assinaturas do menor e dos representantes e deve ser anexado ao passaporte do menor. Em caso de morte de um dos pais, deve ser apresentada a certidão de óbito original. Na falta dos dois, o documento deve ser assinado pelo juiz da criança e do adolescente.

  • Tenha sempre junto sua carteira de identidade

    Para os cidadãos brasileiros adultos, é obrigatória a apresentação de documento somente original, com foto em bom estado: cédula de identidade (RG) ou carteira de habilitação modelo novo, com foto . Para crianças até 12 anos incompletos, é permitida, em caso de viagem nacional, a apresentação de certidão de nascimento original. É obrigação do passageiro, e só a ele cabe obter, com antecedência razoável, os devidos documentos para o embarque.

trucking